O que acontece depois de fumar 400 cigarros? Agora você vai parar de fumar.
O vídeo apresenta uma experiência visual bastante intensa e desagradável do que o pulmão de um fumante recebe ao fumar 400 cigarros. Parar de fumar não é fácil, mas é possível com persistência e força de vontade. Exercícios físicos e apoio médico podem ajudar a vencer este desafio e cultivar saúde!
O que acontece quando alguém fuma 400 cigarros em seguida? Pode ser que você faça alguma idéia e com certeza ela não deve ser boa, mas depois de ver o vídeo abaixo você perceberá que é muito pior do que imaginava.
Um inventor caseiro faz o experimento utilizando uma garrafa d’água e uma bomba de ar para 'fumar' 400 cigarros em cerca de 3 horas. Cada cigarro é colocado em um bico onde a bomba de ar é ligada. Assim simula-se o ato de fumar por meio mecânico.
Aos poucos vamos observando o que acontece com a água. Como esperado ela fica cada vez mais escura, mas o melhor (ou pior) vem no final. O inventor coloca a mistura de água e substâncias vindas do cigarro, já negra, para ferver a fim de verificar o resíduo sólido que fica no final.
Após 40 minutos, a água se evapora e deixa 7.200 mg de alcatrão. E o que aparece não é nada agradável. Uma pasta preta fibrosa que com muita dificuldade é 'cortada' com uma faca.
Um exemplo bem visual do que os pulmões de um fumante acabam por receber.
O cigarro libera mais de 4700 substâncias nocivas, fora o aquecimento da região bucal que pode provocar o desenvolvimento de câncer e as substâncias que não só acabam nos pulmões, mas que também entram na corrente sanguínea.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o fumo pode causar no coração:
- Aumento do colesterol;
- Redução no diâmetro dos vasos saguíneos;
- Início de processo inflamatório;
- Aumento da contração cardíaca;
- Aumento da viscosidade e coagulação do sangue;
- Aumento das chances de infarto, AVC, aneurisma da aorta e insuficiência cardíaca.
Sempre é possível largar o vício! Depende do seu desejo, força de vontade e apoio.
Apesar do índice de fumantes no Brasil ter caído nos últimos anos (acima de 18 anos caiu 20% entre 2006 e 2012), ainda muitas pessoas sofrem deste mal.
Segundo estatísticas feitas com fumantes que pararam de fumar em diferentes idades e fumantes que não pararam conclusões interessantes foram observadas:
- Se uma pessoa largar o fumo aos 60 anos ganha 3 anos de vida;
- Se uma pessoa largar o fumo aos 50 anos ganha 6 anos de vida;
- Se uma pessoa largar o fumo aos 40 anos ganha 9 anos de vida;
- Se uma pessoa largar o fumo aos 30 anos ganha 10 anos de vida.
Além disto, se uma pessoa parar de fumar antes dos 35 anos são muito altas as chances de não desenvolver nenhuma consequência em decorrência do vício, ou seja, seria como se ela nunca tivesse fumado.
Se você se convenceu de que deseja realmente parar de fumar seguem dicas para ajudá-lo:
- Marque um dia para parar de fumar e dedique-se, neste dia, exclusivamente a este fim;
- Beba muita, muita água. Ela ajuda a melhorar as crises de abstinência;
- Manter a boca ocupada comendo palitos de cenoura, pepino, nabo ou qualquer vegetal que se tenha o formado de um cigarro;
- É normal substituir um vício por outro. Assim substitua o cigarro por outro “vício” como esportes. Andar de bike em grupo é um dos esportes mais viciantes, pois une o exercício físico, que libera endorfinas, ao convívio social e novas amizades. Além disto os esportes ajudam a controlar a ansiedade, intensa nos períodos de abstinência;
- Álcool geralmente é um “ímã” para o cigarro. Evite sempre que possível;
- Escovar os dentes logo após as refeições é uma boa tática também;
- Adesivos de nicotina podem ser uma saída, porém este tipo de tratamento, bem como qualquer outro que envolva medicamentos, deve ser SEMPRE acompanhado por um médico.
Referências
- Dicas para parar de fumar (acessado dia 25/10/2013)
- Indices de fumantes no Brasil (acessado dia 25/10/2013)