Empatia X Simpatia - estabelecendo conexões com o outro
O vídeo mostra que apesar de aparentemente parecidos, a empatia e a simpatia possuem perspectivas totalmente diferentes.
Podemos pensar que a empatia e a simpatia referem-se ao mesmo sentimento, talvez até como sinônimos. Porém, apesar de alguma semelhança, são sentimentos bem diferentes.
Se procurarmos no dicionário, encontraremos várias definições para ambas, das quais podemos destacar as que se relacionam à psicologia:
Empatia - processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro
(Dicionário Houaiss)
Simpatia - solidarização com algo ou alguém, esp. com o estado mental de outra pessoa, sem que para isso o indivíduo se coloque no lugar do outro
(Dicionário Houaiss)
Segundo Brené Brown, professora e pesquisadora da Universidade de Houston, que tem se dedicado por 10 anos no estudo da vulnerabilidade, coragem, autenticidade, vergonha e empatia, as diferenças entre ambos são enormes, como mostrado no vídeo acima.
Segundo ela, a empatia é uma conexão e a simpatia uma geradora de desconexão e o que faz algo ser bom é a conexão. Empatia é sentir com o outro, é saber que não estamos sós, simpatia é só uma opção. O importante não é dar respostas, mas entender o sentimento do outro, mesmo que não tenhamos uma resposta pronta para ajuda-la.
Uma perspectiva muito interessante e que nos faz refletir sobre como nos relacionamos, como tratamos o outro. E como somos tratados pelo outro.
Para nos aproximarmos verdadeiramente do outro temos que nos conectar primeiro conosco, com os nossos sentimentos. Mas vale a pena! Há crescimento para ambos!
Ficha técnica
- Narração:
- Brené Brown
- Animação:
- Katy Davis