Você está no shopping, passeando quando, de repente vê a "fulana" (com quem você nunca conversou), do setor "x", passando com um colega de trabalho; ou então, você vai a uma festa e aquele cara que, normalmente é concentrado e tem postura mais séria, está lá, dançando e bebendo com os amigos.
Estas cenas, assim como tantas outras do cotidiano, fazem com que acenda uma luzinha vermelha na sua cabeça: "Opa! Tem alguma coisa ali! Mal posso esperar o dia de amanhã para contar ao pessoal!"
Acontece que todo profissional é um ser humano, mais que isso, é um ser social e, assim como você, tem amigos antigos, estabelece novos laços, sai, dança, diverte-se, chora enfim, tem vida fora da empresa.
De acordo com a velocidade e a quantidade que esses comentários trafegam, seu alcance é imensurável e os prejuízos vêm, quase sempre, de modo irreversível, em forma de clima organizacional ruim, queda na produtividade e "disse me disse".
Por isso, vão aqui alguns Conselhos de Amigo:
- Se alguém não te contou algo, é por que não achou necessário que você soubesse;
- Lembre-se, por conta da teoria de que "para bom entendedor, meia palavra basta" alguém pode acabar sendo julgado injustamente.
- Respeite o outro e se foque nos seus assuntos;
- Sempre há o que fazer em uma organização. Se o seu tempo parece vago, aproveite para o seu desenvolvimento, você e a organização terão muito a ganhar com isso!