Conte aos seus filhos sobre a verdadeira "lenda" de Natal !

Estamos no Natal! Data muito comemorada, pois é época de festa, presentes e Papai Noel. Porém é de grande importância que os pais resgatem e transmitam aos seus filhos as suas próprias crenças em relação ao Natal.

O Papai Noel está por todos os lados: em enfeites, nas ruas, lojas, shoppings, propagandas em geral. A figura do 'Bom Velhinho' é maravilhosa, fantasiosa e repleta de encantamento; as crianças ficam, geralmente, muito entusiasmadas em frente a ela e até há aquelas que chegam a chorar e a ter medo, tal é o grau de excitação que esta figura produz.

Diz a lenda que o Papai Noel vem do Pólo Norte em um trenó com renas e com um saco enorme cheio de presentes. Em apenas uma noite ele visita as crianças do mundo inteiro, porém só ganham os presentes aquelas crianças que se comportaram bem. As crianças ficam muito ansiosas aguardando a chegada da grande noite em que o 'Bom Velhinho' deixará em suas casas o tão aguardado presente de Natal.

Não há nada de mal que a família conte a história do Papai Noel para seus filhos, mesmo porque nesta data a lenda ganha espaços gigantescos por intermédio da mídia; o Natal virou sinônimo de presentes e de Papai Noel, que é citado a todos os instantes e está em todos os lugares: na TV - que associa esta lenda a venda de presentes e, portanto, lucra muito em cima dela -, nas escolas, na conversa dos adultos, em geral, com as crianças, dentre outras situações.

Porém é de grande importância que, ao contarmos a história do Papai Noel para nossas crianças, não reduzamos o significado do Natal. Esta data significa muito mais que isso e acima de tudo deve transmitir os valores e crenças singulares de cada família.

Uma família tem sua própria história, que surge das vivências e crenças de cada membro desta e dos momentos e trocas entre si. A cada Natal essa história familiar se atualiza, ano após ano. Toda a criança tem direito de conhecer a sua família mais profundamente e por sua vez esta tem o dever de transmitir seus valores e suas histórias para as suas crianças. Acreditar que Natal é só Papai Noel e presentes é negar o que de especial, diferente e único existe em cada uma de nossas famílias.

É bom recordarmos que, originalmente a data do Natal comemora o nascimento de Jesus Cristo, a cerca de 2000 anos atrás. Mesmo que você não seja cristão, ou que não creia em Jesus é relevante que se lembre disso, mesmo que seja como um fato histórico. Mas mais do que um fato histórico são as mensagens de fraternidade, amor, compaixão para com o próximo que a data originalmente carrega consigo. Assim não cairemos na tentação de banalizar também esta data tão importante. Se você for cristão é de grande importância que transmita sobre o significado do nascimento de Jesus aos seus filhos.

Se você não é cristão, mas acredita que Natal é uma data especial, pois tentamos transmitir a quem amamos o melhor de nós mesmos - paz, saúde, amizade, bondade - diga isto aos seus filhos. Conte sobre o que você e/ou sua família acredita e o que comemoram nesta data.

Acima de tudo, o que é mais importante para o seu filho, é saber sobre os valores e crenças que você tem sobre o Natal. Esta é a verdadeira lenda de Natal: a lenda da sua família!

Autor(a)

Salete Monteiro Amador

Psicóloga formada pela PUC/SP, Pós graduada em Saúde Coletiva pela FUNDAP. É Terapeuta e Supervisora de Terapia Comunitária. Editora do Site Ser Melhor e Assessora Técnica em Saúde Pública.

Contato

salete_psi@yahoo.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor


Contribua com as mídias independentes

O Ser Melhor é um site independente e que não é ligado a nenhum banco ou instituição financeira, mídia corporativa, conglomerado empresarial, governo, ONG nacional ou internacional.

Colabore com nosso trabalho contribuindo com qualquer valor através de nosso pix.

Chave: pix@sermelhor.com.br

Veja Também