Alerta da OMS mostra que 9 em cada 10 crianças estão expostas à poluição do ar no mundo
As vésperas da primeira Conferência Global sobre Poluição do Ar e Saúde em Genebra ( Suíça ), a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) divulgou dados de que 9 em cada 10 crianças tem seu desenvolvimento cerebral prejudicado pela poluição do ar. A taxa é maior do que se acreditava anteriormente.
A OMS destaca que mulheres grávidas têm maior probabilidade de parto prematuro quando expostas ao ar poluído e os bebês tendem a ter um peso menor além de maior chaces de problemas como asma e câncer infantil, prejudicando também seu desenvolvimento neurológico sendo que a situação é pior em países de baixa e média renda. As crianças são mais sensíveis também pelo fato de que respiram mais rápido, ingerindo mais poluentes.
A organização alerta para o problema e pede soluções urgentes como uma rápida mudança para tecnologias mais limpas, incluindo nos meios de transporte e residências energeticamente mais eficientes já que em muitas regiões a iluminação das residencias é feita por meio de combustíveis poluentes que ficam retidos dentro das casas, contaminando as crianças.
Referência: ONU - OMS: 9 em cada 10 crianças estão expostas à poluição do ar no mundo
Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?
View details »