Exemplos de cidades que empregam políticas públicas e criatividade para diminuir a poluição e livrar as cidades dos engarrafamentos, tornando-as mais humanas
Urbanistas e autoridades ao redor do mundo estão a cada dia procurando novas formas de aumentar o espaço para pedestres e bicicletas e ao mesmo tempo diminuir a poluição vinda dos veículos.
Abaixo estão listadas 13 cidades ao redor do mundo que estão fortemente empenhadas em projetos de políticas públicas para a diminuição das emissões de CO2
A capital da Noruega investirá pesado no transporte público e substituirá 56 km de ruas para carros por ciclovias.
Serão proibidos de circular carros de pessoas que não sejam moradores do centro da cidade. Além dos veículos dos moradores apenas carros elétricos, táxis e veículos de transporte público como ônibus serão permitidos.
A cidade criou uma nova área residencial especialmente projetada de forma que é mais rápido e fácil caminhar do que dirigir.
Nas próximas duas décadas a cidade pretende reduzir a quantidade de carros, aumentando as áreas para pedestres e ciclistas.
Atualmente metade da população de Copenhagen vai para o trabalho de bicicleta. Este esforço vem desde os anos 60 e hoje a cidade possui mais de 300 km de ciclovias e tem a menor taxa de carros da Europa.
Quando a cidade proibiu a circulação de metade dos carros por um dia a poluição na cidade francesa caiu 30%. Agora Paris quer retirar a circulação de carros do centro da cidade.
A prefeitura planeja também duplicar suas ciclovias e limitar a circulação de veículos a combustão em certas vias, permitindo apenas veículos elétricos até 2020.
Assim como em Paris, Londres planeja banir carros a diesel até 2020. A cidade também cobra uma taxa para circulação de carros no período de pico.
Em 2002 a cidade lançou sua primeira semana da mobilidade que incentivava o transporte público. Todo mês de setembro durante um dia os carros são proibidos no centro da cidade. Também planeja banir carros movidos a diesel.
Em 2008 a capital alemã criou uma zona de baixas emissões, banindo todos os veículos a gás e diesel que falharam nos testes de emissão de poluentes.
Berlim também planeja construir super-ciclovias com pelo menos 4 metros de largura.
Em Abril de 2016 a Cidade do México proibiu a circulação de carros no centro da cidade duas vezes por semana e em dois sábados por mês baseado nos números das placas.
Desde 1974 a cidade fecha cerca de 120 km de vias para carros uma vez por semana. Atualmente Bogotá possui mais de 320 km de ciclovias.
Em 2013 foi lançado também um programa de rodízio de carros parecido com o da cidade de São Paulo onde no horário de pico carros com certas placas são proibidos de circular.
Em 2017 a cidade anunciou planos de retirar carros de circulação e criar cerca de 3,5 km de ciclovias em áreas de comércio de rua. A cidade possui atualmente mais de 280 km de ciclovias
Enquanto a cidade ainda não possui um plano real de retirar carros das ruas a prefeitura está aumentando as áreas para pedestres, compartilhamento de bicicletas e opções de metrô e ônibus.
Áreas de grande circulação como Times Square, Herald Square, e Madison Square Park hoje são permitidas apenas para pedestres.
Referência: Business Insider - 13 cities that are starting to ban cars
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