A Hora do Planeta é uma ação da WWF ao redor do mundo que acontece desde 2007 e que visa incentivar e conscientizar, de uma forma prática, ainda que simbólica, as pessoas a lutarem contra o aquecimento global.
Nos dias estabelecidos pela ONG WWF (geralmente no mês de Março) as pessoas são convidadas a apagar as luzes por uma (1) hora, contribuindo, desta forma, para a economia de energia e, consequentemente, dos recursos naturais.
Como participar?
A forma mais simples de participar é apagando as luzes no dia e hora definidas pela campanha (agora em 2013 será Sábado, dia 23 de Março das 20:30 as 21:30).
Mas existem outras formas de contribuir como, por exemplo, divulgando a campanha, incentivando um amigo ou familiar a participar, colocando o selo da campanha em seu blog ou site ...
Não só as pessoas poderão contribuir para a Hora do Planeta mas também as empresas, incentivando seus clientes e fornecedores a fazerem parte da campanha. A WWF está cadastrando e listando em sua página as empresas que participarão da Hora do Planeta. Neste link (http://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/empresas/) existem mais detalhes de como colaborar.
Além das pessoas e empresas as escolas também podem participar.
Segundo a WWF em 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta e no Brasil mais de 131 cidades também participaram, inclusive todas as capitais.
Ativismo de Sofá?
Segundo a BBC Brasil os críticos afirmam que a campanha é ineficiente contra o uso dos recursos naturais, já que concentra seus esforços em uma ação pontual.
Outras críticas são pelo fato de que, apesar das luzes estarem apagadas, as pessoas que estarão acompanhando a campanha pelas redes sociais, através de seus smartphones e tablets, estarão consumindo energia.
Porém, como as pessoas atentas perceberão rapidamente e a própria WWF comenta, é que a Hora do Planeta “é um ato simbólico que ajuda à reflexão e à conscientização sobre as mudanças climáticas”.
Considero que muitas das críticas acabam sendo apenas uma forma de gerar polêmica e matérias para diferenciarem-se da multidão e, consequentemente, atrairem olhares. Outro aspecto que devemos analisar diz respeito a queda da audiência. Imagine grandes portais ou a TV convencional com queda expressiva na audiência durante uma hora (e no horário nobre ainda). Não é nada bom para os negócios. Mas claro que sempre é interessante a crítica e as opiniões, desde que sejam legítimas.
Uma das críticas que considero legítima é a relacionada ao pico de energia gerado após as 21:30 hs, quando as pessoas acenderem novamente suas luzes. Este fenômeno pode trazer graves consequências para o sistema elétrico.
Para contornar o problema podemos, por exemplo, aguardar mais alguns minutos antes de acender as luzes ou mesmo nem as acender novamente, afinal um jantar à luz de velas é maravilhosamente romântico e chique!
Acredito que o verdadeiro valor de campanhas como estas é fazer repensar nossas atitudes e não simplesmente participar “porque está todo mundo participando” ou “porque fico menos culpado” durante aquela singela uma hora. A ideia é que passemos a apagar as luzes de ambientes em que ninguém está, não abrir toda hora a geladeira, quando for trocar ou comprar algum eletro-eletrônico escolher os mais energéticamente eficientes e etc.
Você pode obter maiores informações através da página oficial da campanha.
www.horadoplaneta.org.br